EFAV - Escola Família Agricola de Veredinha

 

Objetivos e metodologia do projeto.

O sub projeto humanidades I do PIBID Diversidade Pró-Campo, apoiado pela Capes, e tem como objetivo geral aprofundar o estudo sócio antropológico do público escolar e de comunidades beneficiadas pela Escola de Família Agrícola (EFA) de Veredinha, cujo foco é a pedagogia da alternância no qual a referida escola se apóia, ferramenta de sustentabilidade na construção do conhecimento, na promoção da educação emancipatória e inclusiva que eleja o homem do campo como protagonista. Para tanto o educando se alterna no Tempo Escola e Tempo Comunidade, o que possibilita a aplicação da teoria, aprendida no momento escola, na prática cotidiana de sua vida com seus pais e comunidade. O projeto é desenvolvido por estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Pró-Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência – PIBID Diversidade (Capes), objetivando inserir na prática docente os aspectos sócio-históricos do local da escola, tanto na perspectiva curricular como na interação escola e comunidade.

 

A ação do projeto se pauta nos princípios da pesquisa-ação, que ao estimular a participação das pessoas envolvidas abre o seu universo de respostas, passando pelas condições de trabalho e vida da comunidade, diagnosticando os aspectos sociais, ambientais, econômicos e antropológicos das comunidades atendidas, evidenciar os costumes, festas, culinária, contos e práticas tradicionais de plantio (fases da lua, sementes crioulas, etc).

 

Atividades realizadas.

Realizamos a primeira reunião, presencial, em janeiro de 2012 durante o módulo presencial do Curso pró-campo. Depois realizamos outras duas reuniões na sede da EFAV a primeira no dia 16/03/2012 onde travamos o primeiro contato com o espaço físico da escola com o corpo discente e docente, momento em que apresentamos o projeto e objetivo do PIBID Humanidades I. O outro encontro PIBID na EFAV se deus nos dias 13 e 14/04/2012 onde e avaliamos as atividades desenvolvidas durante o mês de março e elaboração do resumo que foi apresentado em maio na semana integração na UFVJM. Também neste encontro definimos os supervisores de cada escola, e indicamos as atividades a serem realizadas. Durante o mês de maio houve a apresentação do trabalho que foi aprovado na semana de integração da UFVJM e atividades de coletas de causos na EFAV junto aos alunos/as. Esta atividade dos causos envolveu dois momentos:

a)      a roda na fogueira, onde os pais e membros das Comunidades, fizeram uma fogueira, regada a pipoca e chá de amendoim, durante a fogueira as pessoas mais velhas da comunidade tentaram explicar o que seria os contos/causos. Esta atividade envolveu tanto os docentes, discentes e a comunidade envolvente.

b)      Resgaste histórico da comunidade.

c)      Durante o mês de julho os estudantes foram a campo em suas comunidades colherem os causos, durante a coleta do causo os estudantes indagavam sobre a origem do conto, quanto tempo ele é contato, se envolve fatos reais, e quem relatou o conto. Os bolsistas também se envolveram em atividades de seminário sobre o tema agroecologia.

d)     Nomes de julho os bolsistas e o supervisor participaram de uma reunião presencial junto a coordenadoria do projeto na cidade de Diamantina no Campus I da UFVJM.