Boa Sorte I

 

 

 

 

  1. NOME DO COORDENADOR: Luiz Otávio Costa Marques

 

  1. NOME E ENDEREÇO DA ESCOLA:

2.1    Escola Municipal Boa Sorte I: localizada na Comunidade Santa Luzia, município de Almenara, na estrada que liga Almenara a Marta Verde, CEP: 39.900-000.

 

  1. NOME DA PROFESSORA SUPERVISORA:

3.1    Escola Municipal Boa Sorte I: Fabiane Rodrigues Ferraz

 

  1. NOME DOS ALUNOS BOLSISTAS:

4.1    Escola Municipal Boa Sorte I: Alcione Gomes de Oliveira, Edivaldo Ferreira Lopes e Sinara Ferreira Porto

 

 

  1. ATIVIDADE REALIZADA NA ESCOLA:

 

5.1  Escola Municipal Boa Sorte I:

 

5.1.1       Reuniões com a coordenação do projeto para planejamento e avaliação das ações do projeto. Foram realizadas 9 reuniões em Diamantina e Almenara desde o início do projeto em janeiro de 2011.

5.1.2       Elaboração de relatórios mensais de atividades realizadas.

5.1.3       Relatório de Caracterização da Comunidade Escolar. A elaboração do documento teve como objetivo conhecer a realidade da escola e da comunidade onde ela está inserida.

5.1.4       Sessão de Cinema com apresentação e discussão do filme “Minha Vida de Menina” da cineasta Helena Solberg. O filme narra a história de uma adolescente que vive na cidade de Diamantina na segunda metade do séc. XIX e que escreve suas memórias em um diário. O objetivo da atividade era relacionar o enredo do filme com a ação proposta de se produzir cadernos de realidade.

5.1.5       Produção do Caderno de Realidade. Nele, os alunos registram dados sobre as suas origens, escritos e desenhos, além de percepções sobre as ações do projeto PIBID na escola.

5.1.6       Oficina “Memórias”. A atividade focou na escrita e leitura, pesquisando aspectos  da história  das comunidades em que a escola está inserida , aspectos antropológicos e origem de cada estudante.

5.1.7       Participação na 1ª Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM com a apresentação do trabalho Atividades Iniciais do PIBID Diversidade na Escola Rural Boa Sorte 1 em Almenara / MG no período de 15 a 18 de maio de 2012.

 

Resumo do trabalho:

 

Atividades Iniciais do PIBID Diversidade na Escola Rural Boa Sorte I

em Almenara /MG

 

Este trabalho tem como objetivo apresentar a caracterização da comunidade escolar onde serão desenvolvidas as atividades do subprojeto PIBID Diversidade (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da UFVJM. Iniciado em janeiro de 2012, o subprojeto tem como finalidade instrumentalizar os professores em formação para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas com os saberes locais; capacitá-los na metodologia participativa de investigação científica para a construção e avaliação de instrumentos e de práticas pedagógicas; envolvê-los na discussão de temas curriculares e transversais relacionados aos anos finais do ensino fundamental e proporcionar-lhes a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. As atividades previstas, ancoradas pelos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, focalizarão três eixos transversais — trabalho e consumo, saúde e pluralidade cultural — relacionados aos conteúdos programáticos do 6º ao 9º ano, em especial àqueles relacionados às áreas de linguagens e códigos (leitura e escrita), ciências e história do ensino fundamental. Estão sendo desenvolvidas atividades referentes ao 1o módulo do subprojeto, que prevê para esta etapa o mapeamento da comunidade escolar, produção e apresentação do diagnostico institucional para a construção das atividades subsequentes. A Escola Municipal Boa Sorte I está localizada na Comunidade Rural Santa Luzia – município de Almenara, distante 30 km da sede do município, à margem direita na BR que liga Almenara a Mata Verde-MG. Atende 100 estudantes do ensino fundamental de 1o ao 5o ano e 6º ao 9º ano. Os estudantes são filhos/as de agricultores familiares das comunidades rurais de Santa Luzia, Assentamento Nova, Conquista, Boa Vista, Chicote, Córrego Direito, Córrego do Morcego, Umburana e Jenipapo, localizadas no entorno da escola. Espera-se com este trabalho, além de incrementar a formação de professores nas áreas rurais, contribuir para o desenvolvimento sociocultural do Médio Jequitinhonha, região de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), onde a comunidade escolar está inserida. Apoio: CAPES

 

 

5.1.8       Sessão de Cinema com apresentação e discussão do filme  “Narradores de Javé” da cineasta Eliane Caffé. O filme narra a história de uma comunidade que tem a sua rotina quebrada devido a uma ameaça à própria existência. O objetivo da atividade era promover o debate sobre memória, história e exclusão.

 

Fotos: